segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Eu, minha casa

Tenho me comparado ultimamente a uma casa, dessas cheias de cômodos, instalada em um grande terreno com uma área igualmente grande ainda a construir. Na frente, há uma cerca relativamente alta instalada, que a protege e não permite invasões, deixando-a segura, e ao mesmo tempo distante... A sala, onde recebo meus visitantes, é ampla e tem vários lugares pra sentar e conversar, mas não traduz definitivamente a casa. Dela é possível visualizar outros cômodos: como a cozinha, onde minha alquimia entra em cena, onde é maravilhoso transformar matéria prima em deliciosas refeições e oferecê-las a quem de direito. Nos quartos, segurança total, silêncio e retiro, e na biblioteca é onde guardo tudo o que aprendi. Da circulação, por onde tudo passa, parte uma escada que desce ao porão, escuro, cheio de sombras, típico ambiente onde viveriam fantasmas de filmes de suspense; onde guardo cacarecos, coisas inúteis e esquecimentos, objetos e histórias que deixei pra trás, alguns por decisão firme, outros por medo ou algum sentimento oculto. E quando trato de esquecê-los, eles mesmos se encarregam de travar algum ruído lá embaixo, só para que eu lembre que está tudo lá...Dentro da casa sopra uma brisa leve, que mantém um clima arejado a maioria do tempo, talvez por que nela existam muitas portas e janelas. No quintal, planto flores e cultivo algumas ervas medicinais, além, é claro, de manter um ambiente onde é possível brincar de ser criança toda vez que seja necessário. Ali, onde acontecem as brincadeiras, as festas, os encontros, é o lugar da casa, onde definitivamente mais se ri. Mas de todos os cômodos da casa, o que mais me agrada é o sótão: lá encima estão objetos valiosos, guardados de valor, discos, instrumentos musicais, obras de arte, criações, escritos...e é também de lá, daquela pequena janela que consigo ver o infinito de casas ao meu redor. Cada uma delas, das vizinhas até a mais distante, tem algo de diferente entre si. E é belo perceber dali, as diferenças de arquiteturas, cores, ambientes, tamanhos, objetivos e residentes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário