segunda-feira, 23 de junho de 2014

Noite de São João

Eram dias assim, frios, chuvosos, daqueles que não daria vontade de sair de casa, aqueles que antecediam São João, mas saíamos todos numa aventura em busca das lenhas e madeiras que ajudariam a compor nossa fogueira que comemoraria a noite de São João, a noite em que ele mijava nas laranjas e a partir dali elas ficariam mais doces, as de umbigo, claro; a noite mais longa do ano (mesmo que os professores nos ensinassem que o tal solstício acontecera dia 21 ou 22). E dias antes desta maravilhosa noite de inverno frequentávamos casas de vizinhos, madeireiras, terremos baldios, praticávamos podas e olhávamos a tudo e a todos com o filtro da madeira.
Que tal um pneu? - Diziam os mais empolgados...
Não!!! Ano passado quase queimamos a fiação da rua. Nem pensem nisso! - Respondiam os mais cautelosos.
E a turma continuava sua saga pela construção da maior e mais duradoura fogueira dos arredores.
Marcelo, Paulo Otávio, Ricardo, Gilnei, Jorginho, Glaucius, Rogério, Marta, Dirce, Eduardo, Suzana, Janete, Ester e Rosane, Pita, Enio e Luluta...as crianças da Major Cícero davam trabalho a Paulo, Sueli, Ramalho, Nair e Antoninho, Antonio Carlos, Marlene, Orvelinda, Rubens, Tereza e Turene, os pais da Major Cícero.
E tudo se catalisava na noite de 23 de junho, quando tudo queimava. Queimavam as paixões e os corações inocentemente entregues a outros corações igualmente entregues, queimavam as raivas e os ódios, queimavam problemas, queimavam doenças, desavenças e diferenças. Tudo queimava no fogo de São João! Porque depois que as crianças dali faziam a sua parte, juntando todo tipo de componente, adultos que haviam ajudado a cuidar da montagem e dos possíveis riscos que a inocente fogueira trazia, participavam atentamente do evento. E não só cuidados eles tinham. Era comum enxergarmos em seus olhos, durante a queima, o brilho de nossa felicidade ali estampada, assim como de suas lembranças. Éramos nós e suas lembranças dançando, brincando e cantando à sua frente, iluminados pelo fogo da fogueira de São João!

Nenhum comentário:

Postar um comentário